Projeto Propag

Um Projeto Específico da Bolsa Propag da Universidade Federal do Ceará - UFC -  (Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós-Graduação articulada à Graduação) - Propag-UFC .

O Projeto “Alegrias de Quintal: Pra quem preza o louco bumbum do Tambor” insere-se num contexto da contemporaneidade digital com o propósito de apropriar-se do terreiro virtual da internet por nele perceber  uma infinidade de possibilidades de educação (processo educativo).   

No momento presente já se tornou até lugar comum falar da web enquanto portadora desse potencial educacional. Inicialmente com a popularidade dos blogs e hoje através de uma quantidade exorbitante de redes sociais que por aqui nós encontramos. A internet passa a também ser esse veiculo da educação a distância de forma irreversível. Uma educação que a web veio aproximar. Faz tempo que os teóricos educacionais já haviam nos apontado para essa versão da internet e sua parceria com a educação, diziam eles sobre a interação entre a web e a educação escolar: “escola vai deixar de ser um lugar para onde você vai e passa a ser o que você faz”.

Por mais inédito que possa parecer a tradição africana vem fazendo uso da internet, como não poderia deixar de ser, para fazer o que essa tradição faz com muita propriedade que é renovar-se através de uma atualização que cada contexto socio-histórico vai nos ofertando. Como exemplo podemos dizer que a tecnologia da palavra, em forma de oralidade, se encontra amplamente presente nesse espaço que, subvertendo a lógica das demarcações territoriais, navega livre. A possibilidade ampla de nos apropriarmos desses conteúdos digitalizados é a mais palpável condição para efetivarmos a ideia de descolonização da mente tão necessária para quem trabalha com educação.   

O Projeto “Alegrias de Quintal: Pra quem preza o louco bumbum do Tambor” juntamente com o Projeto da estudante Rita de Cássia Félix Batista somam forças para que nosso trabalho compartilhado,  além de termos como meta futura virmos a criar nossa Plataforma Moodle, esses projetos conjuntos venham a mobilizar e estimular os alunos da Graduação em Pedagogia, da disciplina História dos Afrodescendentes a conhecer e interagir com o nosso Eixo Cultura, Sociopoética e Relações Etnicorraciais de uma forma que sempre seja enriquecedora, desafiante, criativa e, acima de tudo, contribua na formação desses novos colegas profissionais da educação graduados pela UFC.     

No momento o Projeto "Alegrias de Quintal: Pra quem Preza o Louco Bumbum do Tambor", está sob a orientação do Professor Henrique Cunha Júnior (Lattes), e sendo compartilhado com os estudantes da graduação na disciplina 'História dos Afrodescendentes', às terças, das 19 às 21h, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC.

OBS: A expressão "Alegrias de Quintal: Pra Quem Preza o Louco Bumbum do Tambor" vem entre aspas, por se tratar de uma canção de Gilberto Gil, na verdade um encanto & exuberãncia de afirmação: Palco!

PALCO - (Gilberto Gil)
Subo nesse palco
Minha alma cheira a talco
Como bumbum de bebê
De bebê
Minha aura clara
Só quem é clarividente pode ver
Pode ver

Trago a minha banda
Só quem sabe onde é Luanda
Saberá lhe dar valor
Dar valor
Vale quanto pesa
Pra quem preza o louco bumbum do tambor
Do tambor

Fogo eterno pra afugentar
O inferno pra outro lugar
Fogo eterno pra consumir
O inferno fora daqui

Venho para a festa
Sei que muitos tem na testa
O deus Sol como um sinal
Um sinal
Eu, como devoto
Trago um cesto de alegrias de quintal
De quintal

Há também um cântaro
Quem manda é a deusa Música
Pedindo pra deixar
Pra deixar
Derramar o bálsamo
Fazer o canto cântaro cantar
Lalaiá

Fogo eterno pra afugentar
O inferno pra outro lugar
Fogo eterno pra consumir
O inferno fora daqui.

Bolsista: Wellington Pará. - (Fortaleza, 13 de abril de 2012 - sexta - 16:30h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário